quarta-feira, outubro 29

Em defesa do cinema comercial.

Não entendo a razão pela qual algumas pessoas reclamam do "cinema comercial", que acham que só as produções do "cinema arte" são realmente boas.

Para começar: generalização já é uma coisa estranha.

Sou totalmente a favor do cinema comercial. Acho que existem momentos em que você quer simplesmente ir ao cinema e gastar seu tempo vendo uma história superficial, ou totalmente fria, para refrescar a cabeça e esquecer do mundo. Acho que existem muitos filmes comerciais excelentes. Filmes que eu assisto e assistirei sempre que tiver oportunidade.

É claro que existem filmes péssimos, que demonstram uma total falta de bom gosto. Mas mesmo assim não são motivo para a generalização.

Também gosto muito do cinema arte. Mas sei também que não é possível - para um diretor - viver apenas dele. Não dão retorno, financeiramente. E entendo perfeitamente que um dia alguém faça um filme mais comercial para "levantar fundos". E tenho certeza de que não gosto de todos os filmes do cinema arte, assim como não gosto de todos os filmes comerciais. Não tentem me convencer que "Fale com ela" é bom, porque não é. É chato, maçante. Faz a gente ficar se revirando na poltrona do cinema. Tem umas cenas agradáveis, mas isso não faz dele um bom filme. E dane-se se foi feito pelo renomado Pedro Almodovar ou quem quer que seja. É chato e pronto. Ao contrário de "Cidade dos Sonhos", que dispensa qualquer tipo de comentário linear.

Assim também acontece com as animações. Ou você, amante do "cinema alternativo", vai dizer que "Procurando Nemo" ou "Monstros S/A" são filmes ruins? Claro que não! São ótimos e foram feitos exclusivamente pelo dinheiro. Assim como "Viagem de Chihiro" é uma animação totalmente maluca e alternativa. E também é ótimo.

Então, com isso quero dizer que existe espaço para tudo. Mas se você prefere dedicar-se simplesmente ao cinema alternativo apenas para dizer que é mais cult que a grande massa, é uma pena. Você está deixando de aproveitar belos filmes. Por puro preconceito.